Municípios Catarinenses

Municípios Catarinenses

O ESTADO DE SANTA CATARINA

O Estado de Santa Catarina tem como capital administrativa Florianópolis e possui 295 municípios, com 6.249.682 habitantes, localiza-se no centro da Região Sul, faz fronteiras ao norte com o Estado do Paraná, ao leste com o oceano atlântico ao sul com o Estado do Rio Grande do Sul e ao Oeste com a Argentina. Sua área territorial é de 95.346.181 (km²) e uma extensão litorânea de 561,4 km .

A população do Estado de Santa Catarina é formada por grupos étnicos de origens diversas, que emigraram para a região a partir do século XVII, em movimentos de colonização de iniciativa tanto oficial quanto particular. Entre os grupos mais significativos de imigrantes encontram-se os alemães e os italianos. Imigrantes de outras nacionalidades também fundaram as colônias que hoje formam os diferentes municípios do Estado de Santa Catarina. Entre eles destacam-se os belgas, irlandeses, poloneses, russos, holandeses e espanhóis. Os portugueses originários das ilhas dos Açores e da Madeira chegaram ao Estado na primeira metade do século XVIII e se instalaram no litoral, enquanto os outros grupos de origem européia penetraram pelo interior, colonizando a região oeste. Há cerca de 40 anos começaram a chegar imigrantes japoneses, que se instalaram na região central do Estado.

As diferentes regiões do Estado apresentam características físicas, climáticas e culturais diversificadas, com paisagens naturais de rara beleza, desde as praias do litoral às montanhas que se estendem a 100 km da costa, em altitudes de até 1.800 m . Essa diversidade da paisagem do Estado de Santa Catarina torna a região atrativa a turistas tanto no verão como no inverno.